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Coração das trevas, [edição especial], 2019

autor Joseph Conrad / Imagens Rosângela Rennó
livro impresso em offset
fólios de livros dobrados, costurados e não aparados em um envelope selado
15,3 × 23 cm (fechado) | colorido | 224 pp.

edição de 400 - [assinada e numerada]
textos de Walnice Nogueira Galvão, Virginia Woolf, Paulo Mendes Campos
conceito gráfico de Rosângela Rennó

editado por Ubu e pela artista
português
ISBN 978-85-7126-031-3
author Joseph Conrad / Images Rosângela Rennó
offset printed book
folded, sewn and untrimmed book folios in a sealed envelop
15,3 × 23 cm (closed) | color | 224 pp.

edition of 400 - [signed and numbered]
texts by Walnice Nogueira Galvão, Virginia Woolf, Paulo Mendes Campos
graphic concept by Rosângela Rennó

edited by Ubu and the artist
Portuguese
ISBN 978-85-7126-031-3


Obra-prima da literatura inglesa, o Coração das trevas se tornou também uma referência cultural sobre os horrores da colonização. A história é de Marlow, capitão de um barco a vapor, em sua ida ao encontro de Kurtz, um explorador de marfim de métodos questionáveis, que vive entre os selvagens do Congo e precisa ser levado de volta à civilização. O romance mergulha no mundo interior do personagem principal, em busca do inominável, tendo as trevas da selva africana como imagem do inconsciente. O livro ficou conhecido ainda por ter inspirado o filme Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola.

Edição limitada de 200 exemplares numerados e assinados pela artista plástica Rosângela Rennó, que produziu as imagens do livro. Livro impresso, dobrado e costurado – mas sem refile e sem acabamento – em envelope lacrado de cartão. A edição traz um posfácio inédito do escritor Bernardo Carvalho, ensaios críticos de Walnice Nogueira Galvão e Paulo Mendes Campos, e um texto in memoriam de Virginia Woolf escreveu sobre Conrad.

Como decifrar o que não quer ser decifrado? As últimas palavras de Kurtz ou as imagens incompletas? Esta edição especial propõe duas possibilidades de manuseio: o leitor pode abrir os vincos das páginas, com cuidado, com um estilete ou uma faca, para ler o texto da forma habitual, página após página. Entretanto, dessa forma as imagens ficarão fragmentadas. Se preferir não abrir as páginas fechadas, o leitor pode romper, também com um estilete ou uma faca, as linhas da costura que mantêm os cadernos na ordem estabelecida. Assim, as imagens ficarão acessíveis em sua escala original, mas a leitura linear do texto se tornará impossível.


Rosângela Rennó